Vitor Lopes Gonçalves, atual Chefe responsável da Alcateia "Foca Branca", foi jovem no movimento escoteiro na Tropa Sênior e no Clã Pioneiro. Hoje, como escotista do Ramo Lobinho, quer contribuir para a construção de um mundo melhor, a partir de cidadãos melhores, além de retribuir o que o movimento escoteiro proporcionou para si nos anos em que foi jovem beneficiário. Graduado em Química e curioso pela ciência da natureza, gosta do ar livre e do contato com a natureza.
Chefe Assistente da Alcateia "Foca Branca", Leticia Olops Marani, está no Movimento Escoteiro desde 2018. Casada com Ronaldo há 18 anos e mãe do Otávio (15 anos) e do Luca (11 anos), é biomédica pós graduada em onco-hematologia com ênfase em terapia celular e células-tronco. Apaixonada por ciência e pesquisa, pela vida ao ar livre e por esportes de aventura, vê na educação não-formal promovida pelo escotismo a promoção de valores e desenvolvimento pessoal almejada e tão necessária em nossa sociedade.
Chefe assistente da Alcateia "Foca Branca", Kami (Ronaldo Munenori Endo) foi escoteiro e sênior em sua juventude e hoje faz um resgate existencial no Movimento Escoteiro junto com sua esposa Inoelisa (mãe de apoio) e suas filhas: a Guia Tainá (15 anos) e a Escoteira Luna (11 anos). É ambientalista, educador social e professor. Aprendeu no movimento escoteiro a olhar a vida como uma bela aventura, a contemplar a natureza como um maravilhoso presente do universo e ter na humanidade a esperança do espírito de comunhão. Estar com crianças, jovens e escotistas no movimento escoteiro é fazer parte de uma fraternidade planetária, em que todos se desenvolvem, compartilham sonhos e esperanças, superam seus limites e se entregam ao bem comum.
Chefe assistente da Alcateia "Foca Branca", Talita Peixoto Almeida, casada há 10 anos com o Nilton Jr. com quem tenho 3 filhos: Felipe, que é lobinho; Ana Sofia que já está quase convencida a ingressar, e Lolô, a caçula. É nutricionista por formação, empresária por vocação e atualmente assistente de chefes do movimento escoteiro. Um dos seus propositos de vida é aprender e crescer através do movimento para que possa auxiliar o jovem a encontrar propósito, sentido e força interior.
Chefe assistente da Alcateia "Foca Branca", Lilian Marcela Maia está no movimento desde 2025. Pedagoga e Musicista com o foco principal no desenvolvimento e bem-estar infantil. Pós graduada em Neuropsicopedagogia, onde sua abordagem é fundamentada e permite conectar o processo de aprendizagem musical com o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças. Acredita que a arte é a chave para o aprendizado integral. Além disso é mãe do Lorenzo de 10 anos, sua grande inspiração, e esposa de Danilo responsável por apresentá-la ao movimento. Seu propósito é promover uma educação que inspire, desenvolva e garanta o bem-estar de cada criança e jovem, utilizando a arte como ferramenta transformadora.
Chefe assistente da Alcateia "Foca Branca"
Chefe Responsável da Tropa Escoteira "Arara Azul" e Diretor Administrativo do grupo, Mateus Machado está no Movimento escoteiro desde sempre. Foi lobinho, escoteiro e fez sua passagem para a Tropa Sênior, quando saiu de casa para estudar e, por isso, deu uma pausa na vida escoteira, voltando como Escotista voluntário quando sua filha, Ana Clara, atingiu a idade para também estar no movimento. Casado com a mãe de apoio Talita, que também já foi chefe assistente da Tropa Sênior, está no GE 356º Ribeirão Preto há 8 anos. É graduado em Engenharia Elétrica e pós-graduado em Segurança do Trabalho. É conhecido como Chefe BAGUNCEIRO. A proposta de estar no Movimento é servir a comunidade (mas, isso é só o pretexto para nosso próprio desenvolvimento). Acredita que se desenvolve muito mais com as experiências que compartilha no movimento escoteiro e um pouquinho de cada um que é doado aqui, tem uma representação gigantesca no final da linha. Uma vez Escoteiro, sempre Escoteiro!
Chefe Assistente da Tropa Escoteira "Arara Azul", Bruna é casada com o Chefe Diego há 12 anos e mãe do Lobinho Darwin (8). Uma ex-surda reaprendendo a ouvir, como um bebê. Ama fazer amigurumis, assistir filmes e dançar. Acredita que o exemplo, a paciência e o amor são os melhores professores e que o movimento escoteiro nos ajuda a doar cada dia o melhor possível.
Chefe Assistente da Tropa Escoteira "Arara Azul", Diego é casado com a Chefe Bruna há 12 anos, pai do lobinho Darwin (8). Bacharel em Química, atua na área de monitoramento da qualidade das águas do Estado de São Paulo. Fã de séries, animes e jogos eletrônicos. Acredita que o movimento escoteiro é capaz que transformar a sociedade, transmitindo aos jovens os princípios de honestidade, lealdade, amizade, cortesia, cidadania e respeito à natureza.
Chefe Assistente da Tropa Escoteira "Arara Azul", Danilo Martins é casado com Lilian há 10 anos e pai do lobinho Lorenzo. Desenvolvedor de sistemas e CTO de uma startup de tecnologia, sempre carregou consigo o espírito escoteiro, mesmo sem ter participado do movimento na infância. Ingressou no GERP em 2025 e encontrou no voluntariado como escotista uma forma de unir valores familiares, dedicação comunitária e gosto por ensinar. Entusiasta de projetos que aproximam pessoas e estimulam criatividade, Danilo acredita no escotismo como um caminho para o desenvolvimento integral de jovens, atuando de forma acolhedora, responsável e orientada aos princípios do movimento.
Chefe de seção da Tropa Sênior "Kaluanã", Alvaro Monteiro é casado com Cindy e pai da Lívia e da Lorena (escoteira). É Técnico de Segurança do Trabalho e atualmente cursando Engenharia Ambiental. Foi Escoteiro e Sênior e hoje já atua como escotista há 18 anos. É apaixonado por aventuras, natureza e rolês de moto.
Chefe de seção da Tropa Sênior "Kaluanã" desde 2019, Servo do Altíssimo, bacharel em direito, funcionário público (há mais de 25 anos), casado com Marlei (30 anos), pai da Fabiana e do João, que foi escoteiro, sênior e pioneiro). Foi contagiado pelo Movimento Escoteiro no momento em que participou de uma Assembleia para eleição do Conselho Fiscal, do qual faz parte até hoje. Traz consigo um trecho do poema Mar Português de Fernando Pessoa:
“Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena
Quem quer passar além do bojador
Tem que passar além da dor”.
Mestra Pioneira Chefe da Seção Clã Pioneiro "ArchYmedes", Eliane Gonçalves é integrante no Movimento Escoteiro desde 1997, quando entrou como membro juvenil no 59°/SP GE "Aimorés". Foi Escoteira, Guia e Pioneira. Ficou ausente do escotismo por 7 anos e retornou em 2018 como escotista do Ramo Pioneiro pelo qual é apaixonada. No escotismo, quando jovem, alcançou os distintivos máximos dos ramos pelos quais passou, o que a possibilita entender as diversas dificuldades que muitos jovens enfrentam nesse processo de conquista. Enfermeira de graduação e Mestra em Ciências, atuando na área hospitalar desde 2005, possui publicações e trabalhos científicos em revistas de enfermagem e congressos, sendo o mais significativo na área de Tecnologia e Inovação em Enfermagem. É mãe da Mavi (17), do Luiz (14) e da Ana (10), todos escoteiros. Possui afinidade com áreas incomuns como: leitura diversa, aromaterapia, cromoterapia, meditação, espiritualidade, cosméticos artesanais, e ainda consegue bordar tecidos. Acredita que o escotismo é mais que um método de ensino-aprendizagem, é uma opção de vida.
Mestre Pioneiro assistente do Clã Pioneiro "ArchYmedes" e Diretor de Integridade do GERP, Rafael Melis Rogéro é um jovem curioso e apaixonado pelo que faz. É autista com altas habilidades. Com 22 anos de idade, é escoteiro há mais de 10 anos. Nesse período, atuou de forma relevante em todos os níveis da instituição, em especial ocupando espaços nas mesas diretoras dos principais órgãos de governança dos Escoteiros do Brasil, além de sua participação em Comissões e Grupos de Trabalho. Participou do 2º Treinamento Nacional de Lideranças representando a Região de São Paulo, e representou o Brasil no 77º Baden-Powell Fellowship Event, onde se tornou membro da Fundação do Escotismo Mundial. Atualmente, coordena o Grupo de Trabalho Nacional do Treinamento Regional de Lideranças - Sudeste, e representa a região geográfica/estratégica do Sudeste no Grupo de Trabalho de Elaboração do Planejamento Estratégico dentro do CAN - Conselho de Administração Nacional.
Diretora Presidente e de Métodos Educativos do GERP, Walkiria Lobo (sim, Lobo é mesmo o sobrenome dela!) é apaixonada pelo Escotismo desde 26/02/2000, quando entrou para o Movimento pelo 59º/SP Grupo Escoteiro “Aimorés”. Já foi Akelá, Chefe de Tropas Escoteira e Sênior e Mestra Pioneira, além de Diretora Presidente de Grupo Escoteiro.Também colabora no 29º/SP Distrito Escoteiro "Guarani" como Coordenadora Distrital de Gestãod e Adultos. Graduou-se em Letras (Licenciatura Português/Inglês, com ênfase em tradução e interpretação) e em Pedagogia, porém não atuou como professora na educação formal, só no Escotismo. É mãe do Thiago (38) e da Thalita (24); madrasta (má não: BOAdrasta rsrs) do Gustavo (33) e da Naama (24). Avó da Escoteira Malu (12), do Lobinho Thiaguinho (10), do Rodrigo (9) e da Flavinha (4 aninhos). Casada com o melhor marido do mundo, o Doni, há mais de 20 anos (e já vivendo os próximos 20). Outras coisas que a divertem muito são: danças orientais (praticou dança do ventre por vários anos e pretende voltar) e jogar vôlei. Das coisas mais incríveis que já fez na vida, 70% foi no movimento escoteiro, inclusive nos 5 Jamborees Nacionais dos quais participou (o menor tinha 5.000 escoteiros de todo o Brasil). Atualmente, desenvolve um projeto de educação parental nas redes sociais, com intuito de ajudar mães de adolescentes a se relacionarem de forma mais assertiva com seus filhos(as).
Visite seu canal no YouTube: youtube.com/walkirialobo | Instagram: @lobowalkiria
Diretor de Contabilidade. Carlos Eduardo Paladino, está no movimento desde 03/2021. Casado com Bernadette há 17 anos e pai do Raphael (16). Formado em Técnico Contábil, empresário atuando no setor Contábil há 34 anos. Gosta de esportes de velocidade e música, tem como hobby atividades em madeira, gosta de zelar pelo patrimônio em geral. Acredita que o movimento escoteiro é capaz de propiciar a convivência em grupo, educar socialmente os jovens transferindo valores morais, éticos e de respeito ao próximo, tornando-os cidadãos melhores para o mundo.
Diretora Financeira do grupo, Letícia Reis é casada há 16 anos, tem 2 filhos (o caçula, Guilherme, no Ramo Lobinho). É formada em Administração de Empresas, atuando no sistema de faturamentos e contas a receber. Ama estar no meio das crianças e dos jovens, é apaixonada pela natureza, por aventuras, adrenalina e esportes radicais, tendo a patinação in-line como seu esporte favorito. Letícia afirma que mudou muito quando entrou para o escotismo, depois de seu filho. Não tinha ideia de o quanto poderia aprender com as pessoas o tempo todo, inclusive com os jovens. Vivia muito dentro de uma rotina estressante casa-trabalho-casa, mas, hoje, vê que não se tem só essas coisas para se fazer. Depois que o movimento escoteiro passou a fazer parte de sua vida, aprendeu a ser uma pessoa mais séria com seus compromissos, mais correta com as pessoas e mais disposta a servi-las com o seu Melhor Possível.
Diretor Adjunto de Relações Institucionais, Ricardo Zaratin Mantovani é marido de Carol há 20 anos (juntos há 33 anos), pai de Enrico, 17 anos (Sênior) e da Betina de 14 anos. De fé inabalável, cristão, filho, irmão, tio, genro e amigo, está sempre disposto e disponível a ajudar. Economista com pós-graduações em Contabilidade, Governança e Controle; Controladoria e Finanças; e Auditoria Interna, Compliance e Controles Internos, é colecionador de miniaturas de caminhões, gosta de fotografar, cozinhar e adora histórias e uma boa e velha conversa desinteressada. Entrou para o Movimento Escoteiro há 2 anos, por influência do filho Enrico e viu sentido em contribuir e fazer parte de um Movimento que há mais de um século, de forma global, tem por objetivo o desenvolvimento e formação de jovens, promovendo valores fundamentais como caráter, responsabilidade, cidadania, respeito, honra, solidariedade, liderança, autoconfiança, sustentabilidade e aventura. Para ele, é verdadeiramente vibrante contribuir positivamente para a sociedade e o mundo. Por outro lado, percebe que aprende com todos a todo momento, evoluindo como pessoa e cidadão, trabalhando sua "pedra bruta", subindo degrau a degrau na longa escada de Jacó.
Interessado em ser voluntário? Participe do processo de seleção!
Mais informações, pelo WhatsApp com a Chefe Walkiria Lobo